Bloco Carnavalesco Vaca Profana


Cada vez mais, mulheres no mundo inteiro se organizam com o objetivo de ocupar espaços nessa sociedade tão machista. Tem sido assim nos cargos públicos, na política, nas profissões etc...

Nas folias de Momo, não poderia ser diferente! Um exemplo disso é o Grupo Cultural Vaca Profana de Belo Jardim, conhecida Terra de Músicos, em PE. O Grupo surgiu no final  de 2010 e realizou seu primeiro desfile no carnaval de 2011. Na sua organização, mulheres de todas as idades, cor, raça, credo... fazem a Vaca brilhar e arrastar milhares de pessoas pela cidade.

Participaram em 2014, pelo 4º ano consecutivo do IV Encontro de Blocos elaborado/organizado pela massa freveira da cidade. Participam desse Encontro os Blocos: Besouro Verde, Muriçocas da Boa Vista, Boi da Gente e a Vaca Profana, que sairá no dia 23/02.

O Grupo Cultural Vaca Profana, tem como objetivo: “colaborar com a cidade no resgate do seu carnaval (que, em outras épocas já foi uma grande festa), valorizando a cultura tradicional, se colocando neste contexto, como arma de combate contra o machismo e, consequentemente pelo fim da violência contra mulher.


Além da alegria, a Vaca Profana leva também para as ruas, material informativo que pode despertar a consciência do povo para o respeito com a diversidade social. Em 2013, mais de 1.000 Cartilhas com a Lei Maria da Penha, foi distribuída com a massa folia!

Este ano, a Vaca Profana vai para rua com muita novidade. Para abrilhantar a festa, além de Orquestra de Frevo, trás de Recife, o Grupo Artístico Percussivo  Conxitas,  fará o cortejo da Vaca Profana até o QG do Boi da Gente e de lá, acompanhará o IV Encontro de Blocos pelas principais ruas da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário